segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Atividade da sala ambiente no curso de gestão escolar da UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR





HELENITA CÂNDIDA DE SOUZA CRUZ



PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR






Pólo: XV
Turma:01
 Eurivaldina Santos







Salvador
04 /01 / 2013
Planejamento e gestão escolar

O Projeto Político Pedagógico, instituído pela LDB 9394/96, torna-se um instrumento que possibilita maior organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Sua elaboração é feita pela equipe da unidade escolar, direcionada pelo gestor, tendo como base a identidade da escola, essa construção deve ser continuada e refletindo sobre sua função social, sobre o ensino e a pesquisa, no contexto de uma realidade completa.
Vasconcelos (2009, p. 169), define o PP como: “Um instrumento teórico-metodológico, para a intervenção e mudança da realidade. È um elemento de organização da atividade prática da instituição neste processo de transformação”.
O PP visa ajudar a entender os desafios no cotidiano da escola, encontrando espaço para o debate e o diálogo baseado na reflexão da coletividade que compõe a unidade escolar.
Schmidt (2005) traz a definição dos três tipos existentes de planejamento escolar, são eles: plano da escola, plano de ensino e plano de aula. Segundo a autora, o plano da escola liga os objetivos da própria escola ao sistema educacional, o plano de ensino define metas, conteúdos e estratégias metodológicas adotadas para um período letivo, o plano de aula é o que traz o conteúdo de uma aula ou várias aulas.
Portanto planejar é a parte mais importante do projeto pedagógico, o planejamento é a base para a construção do projeto político – pedagógico, pois o mesmo deve conter metas e estratégias para alcançá-las.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor que articula o que acontece na escola com o contexto na qual está inserida. É um momento de reflexão crítica das ações de cada professor.
Falando sobre planejamento estratégico podemos dizer que é planejar as estratégias que serão usadas em cada ação. Ou seja, formular objetivos bem como a execução de cada ação para atingir os mesmos observando o ambiente interno e externo da comunidade escolar.
O planejamento é o registro de decisões do tipo: o que se pensa em fazer, como fazer, quando, com quem, para que fazer. Para isso faz-se necessário discutir sobre os fins e objetivos.
Definimos como planejamento do sistema: "onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo" (MEEGOLLA; SANT'ANNA, 1993, p. 48).
Planejamento escolar: é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. "É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO, 1993, p. 225).
Planejamento de ensino: "é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade". Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT'ANNA, 1993, p. 49).
Portanto a diferença que existe entre os três tipos de planos são: o plano do sistema visa o todo, desenvolvimento geral do país.  O plano de ensino tem características que lhe são próprias como: Decidir, prever, selecionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo antes, durante e depois da ação concluída.
 O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
O planejamento de ensino visa o trabalho do professor em sala de aula, conduzindo os alunos a alcançar objetivos educacionais propostos. Prever objetivos específicos estabelecidos, procedimentos, recursos e avaliação.
Sabemos que o planejamento é de suma importância em toda e qualquer unidade de ensino. Torna-se uma atividade de reflexão acerca das nossas ações. Temos que planejar tendo consciência fundamentada em opções político- pedagógicas, levando em consideração a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, alunos, pais, a comunidade que interagem no processo de ensino.
O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade. É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
Em resumo os três tipos de planejamento são importantes na unidade escolar. Devemos dar rumo ao nosso trabalho para não ficarmos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.



Referências[1]


LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001

SANT'ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto, 1993.

SCHIMIDT, Augusta. Planejamento Escolar, 2005.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBN. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996







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[1] Baseada na NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

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